quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Breviário Espírita


Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo!
Aos homens de boa vontade, que nosso Senhor Ilumine hoje e Sempre!
Meus queridos, o nosso destino é seguirmos sempre em direção ao Alto, em direção a Deus.
Para que compreendas o caminho a seguir, é necessário combater as paixões materiais que trazes no íntimo. A consciência, onde os pensamentos acorrem em todas as direções e com total liberdade, é campo fértil para o nascimento de paixões que lançam o homem aos grilhões da matéria e da perdição. Muitos caem diante das possibilidades de aproveitar condições que só lhe aguçarão o egoísmo e a vaidade.
Compete ao Espírito o dever de disciplinar os pensamentos. Compete aos homens o exercício de reelaborar os desejos e construir novos caminhos de amor em direção ao Pai Celestial. Esses caminhos são trilhados por todos nós desejosos de progredir e de receber o consolo da Espiritualidade Maior; nossos Irmãos afetuosos e orientadores do amor ao próximo e da caridade permanente.
Sempre ao nos depararmos com situações que causem constrangimento moral, devemos conduzir nossos pensamentos ao Alto e buscar escutar a voz que orienta no sentido do bem.
São diversos os Espíritos Amigos que acudirão no exercício do livre-arbítrio e na prática do bem.
Cabe a cada um de nós o dever de construir caminhos de amor, proporcionando relvas verdejantes onde os nossos próximos, familiares nas condições de amparo e sustento, seguirão também diante do exemplo dado. Filhos e filhas que copiarão o exemplo dado pelos pais.
A vida terrena é coberta de oportunidades e pontilhada de exemplos sinceros daqueles singelos Espíritos encarnados que, sendo humildes em conhecimento e pobres em riquezas materiais, construíram significativas ações de amor ao próximo com apenas algumas ações. No alto de suas ações singelas, dobraram os homens mais orgulhosos.
Quer Deus termos esses Espíritos elevados a nos demonstrar o caminho a ser seguido. Sem ostentação de títulos ou de riquezas. Sem honrarias ou estudos fabulosos somos guindados, por esses exemplos de Encarnados que se dedicaram ao próximo, em conhecer o verdadeiro caminho a ser seguido.
Compreender o significado do amor é uma das leis divinas e está no âmago de cada um de nós em desenvolver.
A senda iluminada por nosso Irmão Chico Xavier diz que “quem ama não cria problemas e quem ama sabe viver sem pedir coisa alguma à criatura amada”. É com essa frase exemplificadora que devemos exercitar nossas consciências e nossos pensamentos.
Buscar a ternura da palavra diante das adversidades quando nos relacionamos na vida diária, com diversos Irmãos e Irmãs. Ver no outro a Espiritualidade é um princípio de amor e um passo em direção ao Pai Celestial.
Conceber pensamentos de compreensão e respeito, de ternura e simpatia, eleva o Espírito para junto dos Irmãos Maiores da Espiritualidade; e mais aberto às intuições se fica.
Diante das adversidades, busca na Alma, na consciência imorredoura, o amor eterno que é o princípio fundamental da Lei Divina para a evolução do Espírito.
Ninguém chega a Deus senão pelo caminho do Amor. E esse inicia ao disciplinarmos nossos pensamentos.
Irmão Atanagildo
Psicografado em 14 de setembro de 2011.

Um comentário:

  1. Muito obrigado por esta mensagem. Tocou profundamente em meu coração.

    ResponderExcluir