quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Conhecimento e consciência


Eis ai dois conceitos que se interligam em um só, na máxima Sabedoria.
A sabedoria está fundamentada nessas duas bases: o conhecimento e a consciência. Todo aquele que se diz sábio ou assim o quer ser reconhecido, necessita praticar a busca e a exposição do conhecimento, contribuindo para o crescimento de todos os outros que lhe cercam e também ao aprender com eles; aumentar e a aprimorar o seu cabedal de conhecimentos.
E na mesma proporção, no mesmo passo, cabe desenvolver a consciência; tanto sobre o que transmite e aprende, como também sobre a condição de cada qual em sua capacidade de discernir os conhecimentos que lhe são dirigidos.
A condição do sábio está na exata proporção da sua humildade em saber conduzir o conhecimento em acordo com a consciência daqueles que lhe cercam ou lhe procuram, ou mesmo lhe cruzam o caminho.
Todo sábio necessita aplicar com empatia o despertar da consciência, com o “gotejar” exato de conhecimento para que aquele que aprende. Do contrário, ao esbarrar com o incrédulo e lhe propor algo que o mesmo não está em condições de aprender, estará aplicando a soberba e agredindo o coração do irmão menor em sua condição racional de entendimento.
Em todo desenvolvimento do Espirito o conhecimento anda de par com a consciência. E isso chamamos a atenção, pois, ao que referimos: é a lucidez com que é aplicado o entendimento sobre o mundo, sobre as coisas, e sobre si mesmo. A lucidez em entender e aplicar o conhecimento, em praticar o saber, concomitante aos efeitos singulares das evidencias e percepções, pois essa, apesar de toda a condição disciplinar imposta pelas ciências, ainda é peremptoriamente exclusiva e singular, e condição unívoca de cada Espirito no seu caminhar rumo em evolução.
Conhecimento e Consciência, ou melhor ainda, entendimento e lucidez, ambos se perfazem pela humildade e tarimbam a condição, o estágio em que se encontra a sabedoria do Espírito.
Compreender esse contexto lhes dá uma oportunidade para qualificar a condição dos Espíritos que se manifestam. 
Allan Kardec destacou tal situação quando oportunizou ao mundo a Escala Espirita. Sem ele desejar um ponto ou postura crítica ou demagógica, o nobre estudioso apenas desejou facilitar a busca pela verdade, pelos desejosos de se comunicarem com o mundo Invisível.
Hoje o entendimento humano atinge um determinado patamar. Ou seja. O conhecimento está em determinado nível. E em mesma circunstância está a consciência. Ou seja. E em mesmo patamar está a lucidez da humanidade.
Ao Sábio não cabe acelerar os processos, mas aplicar na medida certa, no momento exato, para o desenvolvimento dos Espíritos.
De um grande Amigo!
Humildade Sempre!
Psicografado em 26 de junho de 2018.

5 comentários:

  1. Charles, como entro em contato contigo para esclarecer algumas dúvidas?

    ResponderExcluir
  2. Oi Charles, gostaria de compartilhar duas experiências no plano astral que tive. Ambas experiências foram com a mesma mulher, uma jovem de cabelos cheios cacheados, a primeira vez q apareceu ela se mesclou a imagem da minha amiga Dayana. O q me deixou à vontade, pois parecia q já nos conhecíamos e erámos amigas, porém, logo em seguida, ela tomou a forma desta mulher q desconheço. No sonho, a gente estava numa parte escura da cidade, mal iluminada. Parecíamos bem, embora o lugar fosse esquisito. Daí ela tirou uma brincadeira, não lembro exatamente qual, mas tive a sensação de ter feito ela de boba. Na situação, eu me protegi e deixei ela desprotegida. Me senti muito mal de ter feito isso com ela e acordei. Hoje, eu a vi mais uma vez no plano astral. E de novo, nos encontramos em um lugar mal iluminado. Dessa vez, não guardei na consciência detalhes do que aconteceu, mas lembro dela se insinuar, se aproximando de mim e disso ter me causado uma sensação ruim, me fazendo acordar. Não faço ideia de quem ela seja.
    Agradeço se puder explicar e me ajudar.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, essa entidade corresponde a uma grande amiga sua de encarnação passada. Ocorre que ela está desencarnada e veio ao seu encontro. Quando estiveram juntas, conforme seu relato, foram recordadas situações que vivenciaram juntas na encarnação passada, quando estavam vivendo na Alemanha. Apesar de ter sentido algo desconfortável, isso decorre de lembranças, essa entidade te quer muito bem e recebeu a permissão para te acompanhar e proteger por algumas semanas. Fique com Deus! Att. Charles

      Excluir
    2. Obrigada pela mensagem.
      Fique com Deus!

      Excluir